domingo, 8 de março de 2015

Desenho Técnico VS Desenho Artístico



Será possível a mesma pessoa gostar de dois mundos aparentemente tão semelhantes, mas no fundo com tantas diferenças? O mundo do desenho técnico cruzou-se na minha vida e agora vejo-me envolvido dentro de duas vertentes do desenho completamente diferentes. Numa tenho a liberdade de me expressar como a minha vontade ditar, noutra tenho que ter uma precisão e atenção completamente diferentes. 

Começando por explicar o que são desenhos artísticos. Aquilo que tenho feito neste blog são exemplos disso. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflecte o gosto e tenta expressar emoções e "vida" nos seus traços.

Já o desenho técnico ao contrário do artístico, deve transmitir com exactidão todas as características do objecto que representa. Para conseguir isso, o desenhador deve seguir regras estabelecidas previamente chamadas de normas técnicas Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem as suas normas, próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Vejam abaixo um exemplo de um desenho técnico e já se irão aperceber das diferenças para o tipo de desenho a que estava habituado até agora! O desenho técnico é a linguagem gráfica que representa as formas, dimensões e posicionamento dos objectos sólidos e suas relações com o meio.

Comecei a frequentar uma formação de Autocad, tanto por motivos profissionais, como por interesse pessoal (adoro mexer neste tipo de softwares, conhecer as funcionalidades, comandos e tudo isso), e estou muito curioso por aprender cada vez mais e no futuro poder aplicar esses conhecimentos profissionalmente. Por tudo isto, esta semana não vou ficar de forma alguma chateado com a Segunda-Feira, pois quero aprender muito!

Boa semana para todos!!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário