segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Saber perder é uma virtude!


Em apenas duas palavras resumo o fim de semana em todos os aspectos: último lugar! Este fim de semana foi algo diferente em certos aspectos... numa circunstância em que eu provavelmente seria mais competitivo, levei a situação "mais pela desportiva" como se costuma dizer. Saber perder e divertir acima de tudo é uma grande virtude!

No sábado foi um dia de derrotas e divertido ao mesmo tempo... participando num rally
-paper em jeito de comemoração do 35º aniversário do Vouga Sport Club, uma associação/clube que muito tem feito para desenvolver a região onde eu moro, dinamiza o concelho com a prova de rally que reúne todo o povo de Sever e ainda muitos que moram pelo país afora, propõem também a prática de exercício físico com os seus passeios de btt, acho que é algo de louvar, existir pessoas preocupadas com o bem estar dos severenses e não só. Nesta actividade que organizaram no sábado foi engraçado conhecer o concelho de uma forma diferente, alternativa, e divertida... respondendo a imensas perguntas que no momento pareciam muito complicadas! No final, já a conversar com os outros participantes a que se percebeu a facilidade daquele exercício... Há noite houve também um jantar-convívio cheio de animação, onde se veio a descobrir que a minha equipa ficou em penúltimo lugar, não ficando mesmo em último, dado que os último permaneceram num café a prova toda! Mas, o importante aqui foi mesmo divertir e viver o momento com muita animação...

No final do jantar, enquanto estava num café em convívio com alguns amigos e pessoas que acabei por conhecer melhor, fui jogar pela primeira vez aquele jogo em que é necessário muito boa precisão e tiros certeiros, coisa que eu simplesmente não fui capaz! A jogar aos dardos houve muitas jogadas em que a pontuação foi mesmo nula... Resultado final, acho que não restam dúvidas: último lugar para Davi José! E, mais uma vez diverti-me muito, pois se para algumas pessoas a sede de competitividade e ser superior aos outros é enorme, eu neste fim-de-semana consegui não ser tanto assim, e apenas divertir-me, unicamente passar um bom momento...

E foi assim, que num dia sem a ajuda de ninguém aprendi a viver o momento de uma forma que pensava não ser capaz... normalmente, no dia-a-dia e na vida costumo ser muito competitivo, e se me meto em alguma coisa costumo ficar muito stressado pelo facto de querer demonstrar que sou capaz de fazer as coisas com sucesso! Desta vez, algo foi diferente, foquei-me apenas em algo que toda a gente deveria fazer... simplesmente divertir e viver a vida! Também sei que nem sempre é possível fazê-lo com essa facilidade com que vos estou a escrever, mas passo a passo acredito que conseguimos viver uma vida com mais animação!

Gostei deste fim-de-semana, por tudo o que vos escrevo hoje...
Leia Mais ››

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval? Máscaras? Não, obrigado!


Por estes dias vê-se muitos festejos de Carnaval, muita alegria, muita folia e muita maluqueira pelo meio. Se é verdade que já gostei muito destas festas, também é verdade que hoje em dia prefiro ficar um pouco mais desligado das máscaras e das algazarras. Talvez, quando eu era criança essas festas tinham outro encanto... hoje em dia, penso... Para quê Carnaval se já vivemos debaixo de "máscaras" e meras aparências todos os dias? 

Às vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a tornar-se num símbolo de carácter enganoso. Vemos isso nas histórias de banda desenhada em que a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui. Os super-heróis colocam as máscaras e transformam-se naquilo que não são à frente dos outros. A máscara é um modo de disfarce que não faz as pessoas saberem quem somos nós (esconde a identidade).

Mas, maior que a máscara física, existe uma grande máscara psicológica que pouca gente admite usá-la, mas é mais comum do que aquilo que achamos possível. Todos os dias há quem dê aquele sorriso que tenta esconder as nossas maiores fragilidades, e ainda tenta-se complementar essa máscara com um "Sim, está tudo bem." quando se pergunta "Como estás?". Não será isto já uma máscara suficiente para suportar durante todo o dia-a-dia? Pois bem, eu acho que sim. 

Há quem ainda, debaixo dessas máscaras todas comece a esconder ainda mais as fragilidades e sentimentos dentro de uma grande caixa... Todas essas expressões até podem querer sair dessa caixa, mas existe uma força maior que impede as pessoas de viverem plenamente cada momento.

Para todos que apreciam este festejos, não tenho nada contra e desejo-vos um bom Carnaval sem as últimas máscaras que falei, de preferência! ;)
Leia Mais ››

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cinco dígitos que me enchem de orgulho! Obrigado...


E eis que a fantástica marca dos 5 dígitos foi finalmente atingida no blog "Uma vida de rabiscos"!!! Muito obrigado a todos pelo apoio e interesse demonstrado no meu pequeno "cantinho" virtual,,, Este é um objectivo que penso ser um motivo de orgulho para todos os bloggers, agora é passo a passo definir novos objectivos, persistir e conseguir!

Para celebrarmos esta conquista juntos, vou partilhar aqui os links das mensagens mais marcantes no blog ao longo destes 9 meses... Neste espaço de tempo o blog tem crescido de dia para dia e muitas têm sido as mensagens que vos cativaram a visitar e apreciar os meus riscos e rabiscos... Não sei como agradecer, é a melhor forma de me demonstrarem o vosso apoio.

A primeira mensagem a recordar na minha opinião é mesmo a primeira que vos escrevi, nos primórdios deste blog, que nem é assim há tanto tempo... fica aqui o link: http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/05/rabiscos-vocabulario-obrigatorio.html.

Seguidamente recordo-vos a mensagem que gostei mais de escrever e desenhar até agora... esta publicação foi feita enquanto reunia esforços para completar o desafio dos 100 Happy Days, e foi uma meta superada! http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/05/day-52-forcas-inexplicaveis-100happydays.html

Por último, e para não me alongar muito mais nas palavras, recordo a publicação que até agora despertou mais interesse da vossa parte, entre visualizações, comentários e feedback transmitido no facebook, penso que foi esta... espero não estar enganado! Confesso que também gostei muito de escrever e desenhar esta publicação, tal como todas as outras... http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/10/por-momentos-voltei-atras-no-tempo.html

Não sei mesmo como vos agradecer... em apenas 9 meses o blog já superou as minhas expectativas. Obrigado por cada visualização, por cada clique no botão "Gosto" na página do facebook e por cada vez que me demonstram o vosso apoio!!!

Bom domingo a todos!!!
Leia Mais ››

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Que calor tão estranho!


Já começaram os dias mais frios deste Inverno, tal como os jornalistas já apelidam nos televisores... A pensar neste rigoroso Inverno acho que até quem está lá em baixo começa a ter problemas  e nem as lareiras servem para aquecer um bocadinho que seja. Está tão frio que o simples acto de tomar banho tornou-se agora numa autêntica prova de resistência. Se alguém me mandar para o inferno nos próximos dias... eu alinho na hora... bem... talvez pense um pouco! Pelos vistos, o chefe lá debaixo também já está com problemas quanto ao calor...

O que fazer em dias assim? O Instituto Nacional de Emergência Médica emitiu  um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis. A hipotermia é uma das emergências médicas relacionadas com o frio, situação classificada como perigosa e que afecta sobretudo idosos com fraca alimentação ou pouca roupa, bebés que dormem em quartos frios, pessoas que ficam muito tempo ao ar livre e consumidores de álcool e drogas. Tremores, exaustão, mãos inquietas, sonolência, perda de memória ou fala lenta são os principais sinais de aviso da hipotermia em adultos, enquanto nas crianças se deve ter atenção à pele muito vermelha e fria e à apatia. O INEM emite ainda alertas sobre queimaduras provocadas pelo frio, que podem ser reconhecidas por uma área da pele branca ou acinzentada, pele invulgarmente firme ou cerosa e por formigueiro. (informação retirada do Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4277945&page=2 )

Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeições quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20 graus e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendações.
Sei que estas recomendações começam a ser um pouco repetitivas por todo o lado, mas achei importante deixar aqui o alerta, pois nos próximos dias avizinha-se um calor muito estranho, como diz o diabinho dos infernos!
Leia Mais ››