quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Que calor tão estranho!


Já começaram os dias mais frios deste Inverno, tal como os jornalistas já apelidam nos televisores... A pensar neste rigoroso Inverno acho que até quem está lá em baixo começa a ter problemas  e nem as lareiras servem para aquecer um bocadinho que seja. Está tão frio que o simples acto de tomar banho tornou-se agora numa autêntica prova de resistência. Se alguém me mandar para o inferno nos próximos dias... eu alinho na hora... bem... talvez pense um pouco! Pelos vistos, o chefe lá debaixo também já está com problemas quanto ao calor...

O que fazer em dias assim? O Instituto Nacional de Emergência Médica emitiu  um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis. A hipotermia é uma das emergências médicas relacionadas com o frio, situação classificada como perigosa e que afecta sobretudo idosos com fraca alimentação ou pouca roupa, bebés que dormem em quartos frios, pessoas que ficam muito tempo ao ar livre e consumidores de álcool e drogas. Tremores, exaustão, mãos inquietas, sonolência, perda de memória ou fala lenta são os principais sinais de aviso da hipotermia em adultos, enquanto nas crianças se deve ter atenção à pele muito vermelha e fria e à apatia. O INEM emite ainda alertas sobre queimaduras provocadas pelo frio, que podem ser reconhecidas por uma área da pele branca ou acinzentada, pele invulgarmente firme ou cerosa e por formigueiro. (informação retirada do Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4277945&page=2 )

Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeições quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20 graus e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendações.
Sei que estas recomendações começam a ser um pouco repetitivas por todo o lado, mas achei importante deixar aqui o alerta, pois nos próximos dias avizinha-se um calor muito estranho, como diz o diabinho dos infernos!

Sem comentários:

Enviar um comentário