domingo, 31 de janeiro de 2016

Um rabisco com história azulada. #sextazul


Hoje é o último ‪#‎diadorabiscododavi‬ neste mês bastante desafiante. Isto foi óptimo cada domingo contar uma história, arranjar um "pretexto" para mostrar aos filhos de Sever e ao mundo um pouco daquilo que faço nos meus tempos livres. Hoje vou contar a história do um ‪#‎rabisco‬ que ganhou grande notoriedade.

Há quase quatro anos este rabisco começou a dar a cara por uma causa... uma causa muito especial, intitulada #sextazul. Esta iniciativa tem-me feito superar os mais diversos desafios, contornar obstáculos que pensava serem impossíveis de se cruzar na minha vida, mas acima de tudo tem-me trazido experiências inesquecíveis. E vocês devem estar a pensar... "porquê que o Davi foi escolher este rabisco para publicar no grupo dos filhos de sever?". A resposta é simples... é o rabisco que mais retorno me tem trazido e como qual também já encarei e ainda irei encarar mais alguns desafios por terras de Sever.

E pensar que isto das Sextas Azuis já está a chegar ao seu quarto aniversário! Quem me vai ajudar a divulgar esta iniciativa ao máximo para que as Sextas Azuis tenham o quarto aniversário em grande? Não me considero um exemplo de jovem com diabetes, mas faço todos os possíveis e impossíveis por ser amigo da diabetes e todos os dias tento ter um sorriso. 24 de Maio uma data que devem recordar... este ano vão ser marcados 4 anos da iniciativa ‪#‎sextazul‬!!! Sei que tenho andado um pouco ausente desta iniciativa, mas tem sido uma grande aventura... os preparativos da festa estão mesmo a ser feitos e preciso da vossa ajuda! O que gostavam de ver organizado?

Quem ainda não conhece as tão famosas Sextas Azuis? 

Então esta campanha deu início através da divulgação no facebook criado pela Cherise Shockley, e tem como objectivo consciencializar as pessoas para esta condição que se trata da diabetes. No início durante o mês de Novembro propunha-se que todos se unissem e se vestissem de azul pela diabetes, mas a receptividade foi tão grande que passou a ser um hábito tão comum como escovar os dentes todas as manhãs. Ainda assim, para muitos isto provavelmente não significará simplesmente nada, mas digo-vos que é uma iniciativa que poderá dar muitos frutos além de ser bastante fácil de se aderir, pois a crise não afecta de modo algum! Que dizem? Às sextas feiras aqui estaremos todos unidos pela diabetes vestidos de azul!!!
Como também devem estar a questionar-se do porquê de ser o azul... para esta questão a resposta é simples! O símbolo da diabetes é da cor azul , o famoso e simples círculo azul. A simplicidade deste símbolo torna muito mais fácil difundir a mensagem por todo o mundo.
Nestas campanhas em relação à diabetes o círculo pretende simbolizar a união. A escolha da cor é o azul por ser a cor do céu e ser também a cor da bandeira das nações unidas (que é a única entidade capaz de apelar aos governos dos vários países à epidemia global que é a diabetes).
Se quiserem saber mais informações sobre isto e muito mais: http://www.idf.org/worlddiabetesday/

Quando conheci esta iniciativa achei que faltava algo e decidi criar este boneco que hoje em dia tem apoio de todos os cantos do mundo e sinto-me orgulhoso por isso... Modéstia à parte, este meu boneco a que é GRANDE e está a criar a sua história... Já são quase quatro anos muito difíceis, passei por muitas aventuras, mas também por muitas desventuras, neste pouco tempo consegui aprender mais sobre como viver bem a minha vida do que nos restantes anos. Aprendi tanta coisa que não vos consigo escrever tudo aqui neste texto, apenas quero-vos dizer que fico muito contente e arrepiado quando ouço pessoas que não conheço de lado nenhum a dar os parabéns pelo meu boneco, sinto-me muito honrado por este tipo de situações estarem a acontecer, fico ainda mais contente quando vejo pelos comentários que a minha página no facebook está a influenciar as pessoas a pensarem mais positivo acerca desta condição que se trata a diabetes.
Cada vez mais desafios têm aparecido na minha vida, e tenho tentado encarar tudo sempre com um sorriso na cara, cabeça erguida e seguir em frente!

Agradeço aos filhos de Sever e a todos que me têm acompanhado.
Leia Mais ››

domingo, 24 de janeiro de 2016

Não têm ideia do que fazer hoje?! Vão exercer o vosso direito e dever.


Atenção a todos! Hoje além de #diadorabiscododavi é dia de ir exercer um direito e dever de todos os cidadãos portugueses maiores de idade e supostamente com mentalidade suficiente para escolher quem vai dar a cara por esta tão nobre nação. Hoje o meu rabisco não é especialmente dedicado aos filhos de sever, mas sim a toda a população portuguesa. Votem em consciência por um governo e políticas que estejam inteiramente pelo nosso país, defender as nossas terras e as nossas gentes. Não vou aqui expressar em quem vou votar, nem espero tão pouco discussões políticas com esta publicação, pois penso que cada um deve ter consciência sobre quem tem as melhores opções e as melhores medidas para nos defender.

Retirado daquele motor de pesquisa onde já fizemos muitos trabalhos da escola deixo aqui as funções a que compete um Presidente da República.

"O Presidente da República é a autoridade máxima do executivo de um estado soberano cujo estatuto é uma república. Tal como os chefes de estado das monarquias, o presidente da república representa o Estado, mas os poderes específicos que detém e o modo como um cidadão se torna presidente variam bastante consoante o sistema institucional de cada país. Em grande parte dos países o Presidente da República usa uma faixa presidencial como distintivo do cargo.

O Presidente da República Portuguesa é, a par da Assembleia da República, do Governo e dos Tribunais, um órgão de soberania.

As suas funções constitucionais são fundamentalmente as de representação da República Portuguesa, de garante da independência nacional, da unidade da Nação e do Estado e do regular funcionamento das instituições, sendo ainda, por inerência, Comandante Supremo das Forças Armadas e Grão-Mestre das Ordens Militares, Nacionais e de Mérito Civil. O Presidente de Portugal usa uma Faixa Presidencial cerimonial, distintivo do cargo de Presidente e de grão-mestre da Banda das Três Ordens (Nosso Senhor Jesus Cristo, São Bento de Avis e Sant'Iago da Espada).

O Presidente da República é eleito pelos cidadãos, por sufrágio directo e universal, para um mandato de 5 anos, não podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. As candidaturas são propostas por cidadãos eleitores (num mínimo de 7 500 e num máximo de 15 000) e o candidato para ser eleito tem necessariamente de obter mais de metade dos votos validamente expressos. Para esse efeito, se necessário, realiza-se uma segunda votação com os dois candidatos mais votados no primeiro sufrágio."

Espero ter-vos elucidado para o cargo que estão a escolher a pessoa no dia de hoje. Portanto, não é com votos em branco, votos nulos ou sequer deixar de ir votar que vão resolver alguma coisa. Exerçam o vosso direito e dever. Apenas achei importante neste dia apelar que todos os cidadão vão votar.
Leia Mais ››

domingo, 17 de janeiro de 2016

De geração em geração... o nosso exemplo sempre: os avós!


Das memórias que tenho de terras de Sever do Vouga com certeza são os grandiosos fins de semana passados em Folharido, a pequena localidade onde os meus avós moraram durante alguns anos. Eram fins de semana cheios de aventura, brincadeira, muita desarrumação e trabalhos redobrados para os meus avós. Acho que cada um dos filhos de Sever e do mundo tem histórias semelhantes para contar.... a minha infância com os meus avós foi daquela típica, muito tradicional e agradeço por cada momento desses vivido. 

Os avós são os nossos heróis da nossa infância, ensinam-nos a alegria de viver com cada brincadeira que fazemos juntos e cada peça de puzzles que se procuram, contam-nos histórias de encantar que nos transportam para mundos longínquos e tão perfeitos que só mesmo em sonhos poderiam existir... Da nossa infância com certeza ficam memórias das visitas às casas dos nossos avós, dos fins de semana inteiros passados a brincar no quintal deles e desarrumar um pouco tudo aquilo que eles mantinham sempre limpo e organizado; depois saíamos de casa deles literalmente a rebolar, tal era o tamanho da lambarice... Mais tarde, quando crescemos são eles nossos conselheiros e nos contam as suas histórias de vida, sendo grande ponto de apoio! Muito obrigado pelo vosso exemplo, paciência a educar-nos e por todo o carinho com que nos tratam sempre!!!

Acho que não preciso alongar-me muito mais nas palavras para perceberem o quanto tenho orgulho na minha educação, como também nos meus avós... neste momento existe um oceano que nos separa mas fica aqui um grande abraço para eles cheio de saudades!!!
Leia Mais ››

domingo, 10 de janeiro de 2016

Pequenos e grandes sonhadores



Sever do Vouga foi a terra onde comecei a sonhar... sonhar com um mundo onde me sentisse bem e viajar por todo o lado... sonhar com uma adolescência onde tivesse imensas aventuras para contar... sonhar com um futuro cheio de realizações profissionais... sonhar com uma vida cheia de desenhos por todo o lado... sonhar também com a possibilidade de ser ou não feliz na terra onde vivo... Alguns desses sonhos ainda estão por cumprir, outros nunca mais terei a possibilidade de os cumprir, mas que seria das nossas vidas sem sonhos? Em Sever alguns dos meus sonhos foram já cumpridos, mas outros nem sei se será possível... só o tempo o dirá! :-)

Vivemos num mundo onde crianças sonham em ser adultos, e os adultos apenas pretendem voltar atrás no tempo. Esta é a contradição que nos envolve a todo o dia-a-dia. Uma criança quer crescer e tornar-se livre de tomar as suas próprias opções, já um adulto quer voltar a ter o seu sorriso sincero e despreocupado como outrora já teve... Na vida não existe nenhum comando de televisão que nos permita avançar ou recuar no tempo, apenas podemos viver o presente e apreciar cada momento que nos é proporcionado; portanto de nada nos vale preocupar com erros do passado ou temer opções para o futuro.

Nunca sabemos o que esperar das nossas acções, nem tão pouco tudo aquilo que nos possa acontecer em certos momentos da nossa vida. Tomamos decisões boas, como também outras que o melhor será mesmo esquecer. Vivemos numa constante incerteza em que só conseguimos saber se estamos certos ou não quando as consequências das nossas acções já estão a acontecer. Pode-se mesmo dizer que é difícil viver com as incertezas da vida, como também fácil errar por causa delas. O ideal é, portanto, não ter medo de arriscar. Em qualquer decisão que tomemos há sempre um risco que não se pode ignorar, mas se não pisarmos esse risco nunca iremos descobrir se estamos no caminho certo ou não. Corra bem ou não, arriscar é então a palavra-chave para conseguirmos alguma coisa.

Vamos lá aproveitar o que resta do Domingo e sonhar e arriscar sempre muito! :-)
Boa semana a todos e um obrigado muito especial ao grupo do facebook "Filhos de Sever"!
Leia Mais ››

domingo, 3 de janeiro de 2016

De um filho de Sever para o mundo.... recordações de uma infância! :-)



Nesta semana que passou foi-me lançado um grande desafio por um grupo que tem ganho um carinho muito especial da minha parte... Os "Filhos de Sever do Vouga", grupo do Facebook no qual sinto grande honra de fazer parte e agora ainda mais com um novo contrato "milionário". Por convite do senhor Albano Macedo foi-me proposto que publicasse uns rabiscos semanalmente tendo sido acordado o domingo como o "Dia do rabisco do Davi". Ninguém consegue imaginar a alegria e a honra que sinto por tal convite e por ter um dia dedicado aos meus momentos de inspiração para o lápis e o papel...

Como primeira publicação sinto uma responsabilidade muito grande, mas a escolha do desenho confesso que nao foi nada difícil... Recordei-me dos tempos em que frequentava a Escola Primária do Calvário, onde passava grande parte dos meus intervalos dentro da sala de aula enfiado no meu mundo onde mais ninguém podia entrar, pois eu não dava essa possibilidade. Nunca fui pessoa muito sociável e o meu refúgio sempre foi nos rabiscos. Mas estes rabiscos nunca eram expostos a quase ninguém... Tal era o tamanho da vergonha que tinha. Com o tempo fui ganhando alguma confiança para mostrar os meus rabiscos a quem estava à minha volta,  até que hoje tenho este espaço virtual onde vou partilhando momentos de inspiração para os lápis... Atualmente, a vida obriga a ter outra atitude obviamente, tal verifica-se quando aceitei este desafio. 

Este desenho foi dos primeiros que me recordo de ter feito... Foi baseado nuns cartoons que com certeza todos conhecem vindo de umas bandas desenhadas que eu literalmente devorava. Este desenho tem um significado muito especial para mim, pois simboliza todas as vitórias que vou conquistando ao longo da minha vida e acompanha-me desde a minha infância, e mesmo estando numa folha de um simples caderno da escola, guardo essa folha com um carinho muito especial. 

Muito obrigado a todos pela forma com que receberam esta nova contratação no grupo dos "Filhos de Sever do Vouga"! 

Espero que tenham gostado da minha primeira publicação dedicada a este grupo... ;-) Espero pela vossa visita para a semana com mais um rabisco cheio de histórias para contar...
Leia Mais ››