sábado, 25 de abril de 2015

O preço da liberdade


No ano passado publiquei um texto no meu perfil pessoal do facebook acerca do dia em que supostamente ganhámos a liberdade... Hoje mantenho todas as palavras como as escrevi no ano passado. O tão falado dia 25 de Abril de 1974.

Diz-se hoje por aí que há 41 anos atrás ganhámos a liberdade, se a ganhámos ou não, não sei, só posso falar daquilo que vejo e que já vivi... E do que observo nos dias que se vivem actualmente é que cada vez mais perdemos a nossa liberdade para pequenos vícios que aos poucos nos vão "estragando" a nossa vida, quanto a isso falo principalmente nestas novas tecnologias que cada vez mais separam famílias ao jantar em que cada um está agarrado ao seu tablet ou telemóvel, também nas cada vez menos actividades familiares, saídas com amigos, conversas, etc. etc. etc. que se vêem... Sei que estas coisas têm o seu lado bom, sei também que não fosse a revolução dos cravos há 40 anos atrás, hoje não poderia ter o meu blog, nem tão pouco poderia estar a escrever estas coisas, mas não estaremos a pagar um preço muito caro? Hoje em dia temos mais zombies tecnológicos do que pessoas...

E com isto foi um feriado tão inútil, pelo tão simples motivo de que coincidiu com o fim-de-semana... Quem a que calendarizou isto nestes modos? A única solução é mesmo aguentar... Continuação de um óptimo fim-de-semana a todos!!!
Leia Mais ››

domingo, 19 de abril de 2015

Os malucos dos "Técnicos de CAD/CAM"



Se alguém me dissesse há dois meses atrás como estaria a minha vida neste momento, eu não iria acreditar de forma alguma... Mas, felizmente a vida tem-se encarregado de me proporcionar muitos bons momentos! Nestes últimos dois meses comecei a frequentar uma formação de "Técnico de CAD/CAM" apenas com o objectivo de aprender algo que já tinha curiosidade há algum tempo, mas acabei por conseguir algo ainda melhor e que não pensava ser possível, pelo menos em tão curto espaço de tempo. Consegui fazer novas amizades com tal facilidade, como nunca tinha realizado na minha vida... e estas amizades com as suas "loucuras" também já tiveram a proeza de alterar a minha forma de ser, ajudando-me a tornar uma pessoa talvez um pouco mais louco, mas com certeza melhor a cada dia.

As aulas teóricas desta formação estão prestes a terminar, mas se há coisa que vai ficar para a memória de todos nós... é sem dúvida um certo grupo de malucos, que mesmo com as suas constantes brincadeiras já aprendeu imenso! O Quarteto Fantástico e as suas aventuras vão ficar para a história do CESAE (Centro de Serviços e Apoio às Empresas, entidade formadora)... Até porque essas mesmas brincadeiras e disparates na hora do intervalo acabam por trazer uma alegria contagiante ao redor e sem que nos apercebamos directamente, a vontade de aprender acaba por se tornar maior.

Ainda temos alguns dias para nos prepararmos psicologicamente para os almoços sem direito a uma solene despedida ao comboio acompanhada de trajes sempre muito engraçados (o trajecto da linha do comboio passa nas imediações da zona onde tenho estado em formação neste últimos tempos), ou até sem os famosos dialectos cómicos em jeito de brincadeira que se criavam entre amigos... Pode-se dizer que até das aulas menos interessantes se vai sentir falta, pois daqui para a frente começa a etapa da "Formação Prática em Contexto de Trabalho", comummente apelidada de "Estágio",  e aí já não temos o apoio uns dos outros presencialmente. Este tempo de aulas teóricas passou num instante, tal foi a rapidez do momento que não me importava com a possibilidade ou mesmo concretização de um prolongamento.

Após todas estas evoluções e conquistas pessoais fica uma grande questão na minha cabeça... "Porque não fiz eu estas coisas todas há mais tempo?"
Desejo a todos uma óptima semana!!!
Leia Mais ››

Conversas de autocarro: Sono e mais sono


Num dos meios de transporte público mais utilizado pela população em geral acontecem momentos engraçados, irreais, stressantes, cansativos... para todos os gostos! No sentido de vos mostrar um pouco desse "mundo" que se passa dentro de um autocarro começou neste blog a rubrica "Conversas de autocarro", onde irei contar-vos como são as viagens que tanto têm de cansativas como de divertidas... Sim... Viajar de autocarro também pode ser divertido.

O assunto que prevaleceu ao longo desta semana de viagens no autocarro foi muito dinâmico, cheio de animação e sempre com muita energia... Mas quem a que estou a enganar? Na verdade, as conversas e os momentos que assisti resumiram-se a: ZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Pois, o cansaço era tanto que acabei por nem assistir a grandes momentos e os que assisti prefiro não vos contar de forma a não ferir susceptibilidades! Adormeci em quase todas as viagens e até cheguei a parar em paragens erradas e tudo! E foi isto por esta semana... Como foi a vossa semana? 

Que a próxima semana que se avizinha vos traga inspiração no trabalho, estudo e em tudo o que fizerem! :) Que venham novas conversas com mais animação do que esta semana que se passou... Boa semana a todos!
Leia Mais ››

domingo, 12 de abril de 2015

Conversas de autocarro: Consulta de autocarro


Num dos meios de transporte público mais utilizado pela população em geral acontecem momentos engraçados, irreais, stressantes, cansativos... para todos os gostos! No sentido de vos mostrar um pouco desse "mundo" que se passa dentro de um autocarro começou neste blog a rubrica "Conversas de autocarro", onde irei contar-vos como são as viagens que tanto têm de cansativas como de divertidas... Sim... Viajar de autocarro também pode ser divertido.

Hoje venho-vos contar um episódio que já se passou há algumas semanas, porém dá que pensar o nível de cultura que temos nos autocarros (pelo menos com esta conversa no mínimo anedótica)... uma senhora enquanto aguardava pelo transporte dava bolachas a um cão, quando esta entra no autocarro o motorista diz-lhe que vai deixar o animal com diabetes ao que ela responde... "Não há problema, eu dou-lhe bolachas para diabéticos..." isto a que é levar com tanta cultura logo pelas manhãs... Nem sei se estaria a haver uma consulta de endocrinologia/nutrição  e outra consulta veterinária ao mesmo tempo em pleno autocarro dada a convicção das palavras ditas tanto pelo motorista como pela senhora.

Cá vem aí um autocarro chamado "semana de trabalho/estudo"... não se atrasem pois o autocarro não espera muito tempo e passa a uma velocidade estonteante, vão ver! Que venham novas conversas com muita animação... Boa semana a todos! 
Leia Mais ››

Prisão não é só física...


Nunca se sentiram como se algo vos estivesse a "prender" psicologicamente de tal forma que não conseguem ter um raciocínio lógico? Aposto que sim... 

Confesso que estou um pouco desgostoso com esta publicação dado o motivo ser a terra onde cresci já não me fascinar como em tempos já conseguiu... Esta terra conhecida pelas suas paisagens verdejantes(talvez não por muito tempo, dada a elevada incidência de incêndios nesta zona), pela sua gastronomia, desporto e tantas outras razões que levariam qualquer um a querer viver aqui por muito tempo, já não tem surtido esse efeito em mim... Como nestas terras já cheguei à conclusão de que nunca irei chegar aos meus objectivos profissionais nem pessoais, chegou a hora de ir à procura de novas soluções. É com muita tristeza que não estou a conseguir levar a minha vida profissional nem pessoal avante por terras severenses e começo a trilhar novos caminhos.

Nunca pensei algum dia vir a dizer isto, mas finalmente o fim de semana está a chegar ao fim! Uma nova semana está aí a chegar e felizmente que durante a semana tenho passado a maior parte do tempo fora desta "terriola"... Uma terra bonita para visitar, mas nunca para viver! Boa semana a todos!!!


Leia Mais ››