quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

"Um por todos... e todos por um!" Boas entradas em 2016! :-)


Está na altura das típicas retrospectivas de um ano que está quase a passar... É já amanhã que nos vamos todos despedir de 2015!

Se há coisa que vou levar deste ano na minha memória com grande alegria e gratidão é o facto de ter conhecido grandes amizades. Consegui fazer novas amizades com tal facilidade, como nunca tinha realizado na minha vida... e estas amizades com as suas "loucuras" também já tiveram a proeza de alterar a minha forma de ser, ajudando-me a tornar uma pessoa talvez um pouco mais louco, mas com certeza melhor a cada dia. Umas pessoas afastaram-se, outras aproximaram-se, mas ficam sempre aquelas amizades que independentemente de tudo são mais importantes que qualquer obstáculo que se atravesse na nossa vida. São os meus irmãos mosqueteiros com os quais espero levar o lema "Um por todos... e todos por um!" ao longo do próximo ano que aí vem... Porque só assim existe uma verdadeira amizade, estando presente sempre que necessário. Tenho poucos amigos, mas tenho orgulho de dizer que tenho os melhores comigo. 




Segundo uma daquelas aplicações do facebook com recordações fotográficas em 2015 fui um grande apreciador culinário, tornei-me num perigo na estrada, os parafusos perseguiram-me até à exaustão, ao ponto de ter agora um no meu pé, e ainda tive a oportunidade de mais uma vez viver grandes experiências com a diabetes... o próximo ano ainda vai ser melhor superando uma ou outra situação que não correu como esperava. Este para mim foi um ano com muitas desilusões pessoais e profissionais, mas com novas amizades muito boas e algumas já nem são amizade, são parte da minha família, como também surgiram novas oportunidades profissionais! Enfim, este foi um ano muito semelhante a uma montanha russa... mas ficam estas que são óptimas recordações fotográficas para a posteridade! Venha logo 2016 que vai ter de ser muito melhor que este ano fraquinho e óptimo ao mesmo tempo...

A todos vocês fica o meu mais sincero agradecimento por me acompanharem neste blogue tão pequeno, mas com um crescimento tão grande de dia para dia, por me apoiarem tanto, tem sido espectacular poder contar com o vosso apoio. Espero sinceramente que para o ano tenhamos um calendário mais alegre, mais risonho e com muitas mais iniciativas para partilhar. Que todas os nossos projectos sejam mais e mais concretizados e que o próximo ano seja preenchido por palavras como, saúde.

Sei que este tipo de palavras começa a tornar-se muito repetitivo, mas a verdade é que nós só nos apercebemos que necessitamos de alguma mudança na nossa vida como é agora que estamos perto de celebrar um novo ano e acabamos sempre por associar a novos objectivos, novas metas, novos sucessos para as nossas vidas... Espero apenas que todos nós, mesmo com as dificuldades com que se vive nos dias de hoje, sejamos acima de tudo felizes com aquilo que temos!

Boas entradas para todos neste que espero ser um 2016 muito melhor que o presente ano quase quase a terminar!!!
Leia Mais ››

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O Natal já chegou? É que já recebi um presente...

oh oh oh Nas ruas já se nota o frio típico da época, liga-se o rádio e tocam músicas dos Wham!, Mariah Carey, Michael Bublé e todas essas músicas comuns à quadra natalícia, nos centros comerciais a correria e azáfama é grande, durante a noite observam-se as janelas das casas e é difícil não encontrar algum canto que não esteja iluminado nem que seja pelo pinheiro com todas as suas decorações, é o Natal a chegar.

Espero sinceramente que todos vocês passem estas festividades, se possível, junto de quem mais gostam e que pelo menos aproveitem esta altura do ano para todos conseguirmos "renovar" as nossas metas quer sejam em família, pessoais, de objectivos profissionais, entre tantas outras coisas que podemos reflectir. Aproximando-se mais um Natal, pensaria eu que iria ficar feliz pela chegada de mais uma época de festas e "alegria"... Só que não, estou particularmente chateado e desinteressado pelas ditas celebrações de Natal. Não é que não goste, estou apenas farto de tanto oportunismo, estratégias comerciais e falsidade que são palavras que caracterizam muito bem a época natalícia nos dias de hoje. Uma vez por ano fingimos estar tudo bem no mundo inteiro, que toda a gente quer a paz e que todas as crianças são felizes... O resto do ano todos estes valores são perdidos e voltamos à triste realidade dos nossos dias. Estas foram algumas das palavras que em tempos escrevi e que expressam algo que eu acreditava e provavelmente no fundo ainda acredito ser mesmo a realidade. Mas, como em tudo na vida há sempre um lado positivo que devemos valorizar e, se é um facto todos os anos também é possível que imensas famílias se unam nesta época.
O Pai Natal como costuma ser tão atencioso comigo todos os anos trata de me arranjar umas prendas antecipadas muito simpáticas... só que não!  Sim, este ano o senhor de barbas brancas mais uma vez anda a antecipar-se comigo... Primeiro deu-me um parafuso que até pensava que viria para minha cabeça... engano meu, foi mesmo para o pé (devido a uma lesão que tive no tornozelo), presentes destes dispenso! E agora deu este que já apreciei muito mais, de ter o meu cantinho recheado de visitas!!! Gosto de acreditar que o meu blog já foi lido mais de 16,000 vezes!!! Muito obrigado a todos... espero que estejam a gostar.

Boas festividades a todos em boa companhia e muito obrigado por este presentinho antecipado! :-)

Leia Mais ››

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Toda a gente gosta de uma boa história de heróis... :-) #sextazul #diabetes #novembroazul #diabetesawarenessmonth



E esta é a última mensagem que escrevo num mês tão especial para a iniciativa #sextazul! Estamos perto já do quarto aniversário e todos juntos vamos festejar com certeza.

Para esta última mensagem o assunto não foi difícil de encontrar... Como os meus amigos sabem tenho andado um pouco ocupado, mas isso não me impede de dedicar-me aquilo que me deixa feliz, e esta iniciativa com certeza que me deixa e muito!

No meu hobbie de estimação, os rabiscos, um dos que estava na gaveta era este dedicado à AJDP (Associação de Jovens Diabéticos de Portugal) em que esses rabiscos todos estão inseridos num projecto da AJDP que pretende visitar as comunidades escolares e consciencializar todos os estudantes, professores, funcionários, etc e todos os interessados para a diabetes, os cuidados a ter, quais os sinais de alerta, e todas essas informações muito úteis, esclarecendo ainda todas as dúvidas que existirem... Um projecto verdadeiramente importante que merece toda a nossa atenção...

Este desenho é de um guerreiro, um herói, que pretende ajudar-vos a explicar tudo sobre a diabetes... Este guerreiro que poderá ser qualquer um de nós... com o seu escudo usado na nossa luta diária, não contra, mas a favor da diabetes! Tem com ele no escudo gravado o nome da nossa amiga para a vida chamada insulina, e todas as restantes armas/armadura poderão também representar o exercício, alimentação e bem estar psicológico como factores protectores da nossa batalha diária.

Esta é a história do dia-a-dia de um herói, e esse herói é qualquer um de nós ao ultrapassar barreira a barreira, ao ter aquela coragem para enfrentar os problemas (que na maior parte das vezes é a nossa cabeça que os aumenta para uma escala muito maior) do dia-a-dia de cabeça erguida! Querem melhor história de heróis do que a nossa?

E para quem quiser também é sempre bom recordar até para mim um texto que eu escrevi nos meus primeiros tempos de diabetes... Basicamente, somos todos uns guerreiros! Este era o guerreiro ideal... se bem que nem sempre o conseguimos.

Hoje vou-vos contar uma história, esta história não é uma história qualquer.... É uma história de um guerreiro valente e batalhador que queria travar uma grande batalha chamada.... Diabetes! Este guerreiro todos os dias tinha de vestir o seu fardo, mesmo que estivesse num dia mau pois ele sabia que para travar a sua batalha apenas vestindo o seu fardo conseguia cumprir a sua função, então com o seu fardo e com o seu escudo e uma enorme espada estava pronto para seguir nesta longa "viagem". Esta batalha não era simples mas também não era impossível! Ele tinha dois adversários, as hiperglicemias e as hipoglicemias, e para cada um destes adversários este guerreiro tinha ferramentas diferentes para os vencer. A sua missão era manter os adversários o mais longe que conseguisse e conseguir manter-se no seu estado de paz.Quanto mais tempo ele conseguisse manter esse estado de paz, mais saudável ele conseguiria estar. Para cada um dos adversários este guerreiro tinha armas diferentes, quando se deparava com as hiperglicémias a sua arma potencialmente poderosa para combater chamava-se insulina e esta diminuia logo em massa todo o "exército" das hiperglicémias, já quando o seu adversário eram as famosas hipoglicémias este "exército" pode-se dizer que era de certa maneira muito mais fácil de tratar pois a sua arma "letal" era açúcar ou qualquer alimento docinho, portanto uma "batalha" em nada complicada. Para além de todas estas preocupações para que a grande batalha chamada "Diabetes" corresse pelo melhor, este guerreiro tinha ainda muitas mais preocupações, como por exemplo quando ia comer, este optava sempre pelas opções mais saudáveis para a sua batalha e também para manter a sua forma como guerreiro tinha de estar sempre em forma, praticava ainda muito desporto pois desta forma o "exército" das hiperglicémias ficava bastante assustado sem que fosse necessário usar excessivamente a sua arma para as hiperglicemias, a insulina. 

Concluindo, para que este guerreiro conseguisse manter-se no estado de "paz" basicamente tinha de afugentar o exército das hiperglicémias, como também o exército das hipoglicémias, mantendo-se num estado intermédio, tinha ainda que ter muito cuidado com a sua alimentação (se bem que de vez em quando ele lá cometia os seus deslizes como todos os outros guerreiros, mas bastava para ele saber controlar as quantidades e também saber gerir) e praticava bastante desporto mantendo-se sempre em forma! E este guerreiro viveu longos e longos anos muito feliz, saudável e com a consciência de que se tornou num exemplo para todos os outros guerreiros.

Espero que a vossa #sextazul esteja a ser espectacular e o fim de semana seja recheado de coisas boas!!! Para o ano temos mais um #novembroazul pela #diabetes que também esperemos que seja épico!!! Muito obrigado a todos!!!

Grande abraço,
Davi José
Leia Mais ››

sábado, 14 de novembro de 2015

Um fim de semana azulado para todos! #sextazul #diabetes #novembroazul


Finalmente chegou o tão aguardado Dia Mundial da Diabetes!!! Sei que este ano não foi muito produtivo em relação ao blog desta fantástica iniciativa que são as Sextas Azuis, mas a energia não se esgotou... tal como as energias renováveis, a nossa iniciativa nunca perderá a sua essência. Juntos somos mais fortes, e é nesse sentido que hoje estamos aqui em mais um ano para celebrar o azul, a união e todos os avanços na medicina a nosso favor... Viva o Dia Mundial da Diabetes! Viva as Sextas Azuis! E acima de tudo... Viva a nós!

Um óptimo dia mundial da diabetes a todos!!!
Estão todos de corpo e alma azul neste dia tão especial para todos nós? :) Espero que sim, porque eu estou com todo o gosto. Espalhem a palavra neste grande dia!

Sabem porquê que o dia mundial da diabetes foi escolhido para ser no dia 14 de novembro?
A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problem tica da Diabetes Mellitus. O Dia Mundial da Diabetes (WDD) é a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes. Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, tornou-se, em 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006. O Dia Mundial da Diabetes integra uma campanha global que apresenta anualmente um tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes, tendo por objectivo focar os diferentes aspectos da comunidade internacional da diabetes. Apesar da campanha decorrer durante todo o ano, este dia é comemorado a 14 de Novembro, para celebrar o aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, concebeu a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.
Mais informações em: http://www.novonordisk.pt/documents/article_page/document/2_4_dia_mundial_diabetes.asp


Como não poderia deixar de ser vou-vos partilhar uma das melhores experiências que tenho tido a oportunidade de viver com a diabetes... O fim de semana passado numa palavra foi... indescritível! Este ano mais uma vez vivi experiências inesquecíveis com a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal. Consegui aproveitar todos os momentos de convívio no 9º Fórum Nacional da Diabetes (um evento que pretende sensibilizar a população para a realidade da diabetes unindo todas as associações e todas as pessoas que aomesmo se quiserem juntar), também acabei por rever pessoas muito especiais que espero haver mais tempo futuramente, houveram ainda pessoas que poderiam não ter aceite esta aventura e viveram estes dias com muita animação e uma experiência com certeza a repetir e ainda novas que poderão estar a caminho...

 
Comecemos então por vos contar como começou esta aventura... Recebi o convite no facebook para o 9º Fórum Nacional da Diabetes e semelhante aos anos anteriores a vontade de ir e viver todos os momentos de convívio era enorme, coisa que nos anos passados não foi possível, pois passei lá apenas o dia do fórum e dada a distância de minha casa ao local do evento acabei por ficar pouco tempo com a Associação que me tem apoiado desde o primeiro dia. Então, este ano o serrano decidiu passar o fim de semana na grande cidade de Lisboa... hehehe

Como não poderia deixar de ser a satisfação de poder mais uma vez apoiar a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal é sempre enorme... uma família que está sempre disposta a ajudar quem precisa!



No passado dia 7 de Novembro quem visitasse o Centro de Congressos  do Estoril iria encontrar um espaço cheio de boa disposição e onde a partilha de experiências e o convívio foi sempre uma prioridade e gostei acima de tudo por todos os sorrisos e toda a alegria que foi transmitida às pessoas em redor, e a família da AJDP consegue fazer esse trabalho sempre com um nível de profissionalismo enorme.


No dia seguinte ainda foi dia de trabalhar pela AJDP num evento que estava a decorrer no MEO Arena que pretendia que a população em geral viesse ver como estava de saúde. A AJDP marcou presença no check up de saúde com o objetivo de sensibilizar a população em geral para a diabetes e os cuidados que se deve ter. Estivemos o fim de semana todo como sempre estamos o ano todo para quem quiser conhecer a associação... de braços aberto para vos receber! A partilha de experiências, o espírito de entreajuda e ausência de críticas destrutivas são para mim as melhores qualidades que irão aperceber-se quando um dia vierem a conhecer esta família. ;-)

 

Quero aproveitar esta publicação para deixar aqui um agradecimento enorme à Associação de Jovens Diabéticos de Portugal por todo o apoio que me têm dado desde o primeiro dia que vos conheci. Pertencer à AJDP é exatamente como vos digo... é pertencer a uma família e não há nada melhor do que poder contar com amigos como os que tenho nesta associação.

Acho que não há melhor forma de celebrar este Dia Mundial da Diabetes... Sei que em anos passados tenho feito publicações com muitas ilustrações, mas este ano infelizmente o tempo tem sido um grande entrave. Espero que compreendam...

Feliz e docinho dia a todos!!! ;-)
 
P.S.: Hoje usem e abusem das hashtags #sextazul, #diabetes, #WDD e #novembroazul quando publicarem algo nas redes sociais acerca do nosso dia!
Leia Mais ››

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vistam lá esta causa! :-) #sextazul #novembroazul #diabetes


Existe apenas uma coisa que me faz gostar desta altura do ano... e não se trata de castanhas assadas, nem de chuva, menos ainda será do Inverno que se avizinha muito frio. Gosto especialmente do mês de novembro, dado que nesta altura do ano uma comunidade inteira espalhada pelo mundo inteiro está ainda mais unida por uma causa. A diabetes!

Como muitos já devem saber no dia 14 do presente mês celebra-se mais um Dia Mundial da Diabetes e ao longo das próximas semanas várias atividades estarão a ocorrer um pouco por todo o mundo. Desde simples caminhadas, a rastreios, convívios entre jovens, desporto, etc. As possibilidades são muitas, basta procurarem na Associação de Diabéticos mais próxima e informarem-se. Uma das iniciativas que convido a todos mesmo (quer sejam diabéticos, amigos ou familiares de alguém diabético, ou até mesmo que não vivam com esta condição no vosso dia a dia) são as "Sextas Azuis"... sugiro que cada um de vós vista azul pela diabetes nas próximas sextas feiras como forma de consciencializar a população para a realidade de quem vive no dia a dia com estas rotinas a que a diabetes obriga. Um gesto aparentemente simples, mas que ajuda imenso toda esta comunidade...
Já pensaram no que vão fazer este mês por esta causa? Um gesto tão simples como vestir azul as sextas e já estarão a contribuir... :-) No próximo fim de semana já irei começar este mês da melhor forma participando no Fórum Nacional da Diabetes, um evento que pretende unir todas as associações de Diabéticos a nível nacional num dia cheio de animação, informação, convívio e um tempo muito bem dispendido. Este ano este evento será então no próximo sábado  (7-11) e irá decorrer no Centro de Congressos do Estoril. A participação é gratuita, porém convém inscreverem-se ou através dos contacto que encontram no Facebook do evento ou então contactem a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal e juntem-se a mais um Fórum Nacional da Diabetes. :-)

Não quero com este post dramatizar a situação de quem vive com diabetes, quero apenas reforçar que é possível levar uma vida boa e sem problemas, e estando junto de outras pessoas na mesma condição torna-se muito mais fácil!

Espero encontrar muito azul nas próximas sextas e que o círculo azul da Diabetes seja cada vez mais forte e mais unido!
Grande abraço para todos.
Davi José
Leia Mais ››

sábado, 26 de setembro de 2015

A crise chegou aos desenhos...

Estou numa fase em que palavras não conseguem descrever o que sinto... não estou a conseguir desenhar! Imaginam a frustração que isso causa numa pessoa que desde pequeno faz dos lápis de colorir o seu passatempo preferido?

Por mais que tente a inspiração não chega nem por nada deste mundo... tal como a crise econômica mundial agora chegou a crise artística, pelo menos comigo... Alguém que me ajude!!!

Nunca passei tanto tempo sem desenhar na minha vida e estou a ficar bastante frustrado com isso... a todos que fazem da arte o seu modo de vida digam me quais as vossas táticas para superar esta fadiga artística...

Desde já, muito obrigado a todos!
 
Leia Mais ››

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Conhecem o termo... Resiliência?!


Conhecem o termo... Resiliência?! Uma palavra curiosa que me deixou bastante intrigado nestes últimos tempos...

Antes de vos contar a história por trás desta publicação vou então explicar-vos brevemente o que significa resiliência. É um aspecto psicológico, definido como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (choque, stress, etc.) sem entrar em surto psicológico. Entende-se então como uma combinação de factores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

E agora perguntam vocês... O que tem isto tudo a ver com um pin com um sorriso estampado?! Tem tudo!!! Este pin que vêm na foto é um grande exemplo de resiliência... Eheheh Em primeiro lugar, há uns tempos aventurou-se em ir para a máquina de lavar e mesmo ficando um pouco danificado não perdeu o seu sorriso. E agora, mais recentemente perdeu-se por um período de mais de um mês.... Pensava eu, que este pin já andava perdido e que não o iria recuperar mais. Mas, ontem fui encontrá-lo muito bem escondido debaixo do banco do carro da minha mãe, e claro sempre com o seu sorriso característico. Será que as suas aventuras ficam por aqui?

Se isto não é uma forma de resiliência, digam lá o que é?! Boa semana a todos!!!

Leia Mais ››

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Relax... os parafusos estão em pausa!


Por esta altura do ano encontramos nas redes sociais selfies nas praias, fotos de paisagens paradísiacas, bebidas refrescantes, pratos bastante apetecíveis à altura do ano e tantas outras coisas... É o Verão no seu auge. Para mim felizmente também tive direito a uns dias de descanso... E até já fui visitar a praia e tudo, só que a minha actividade de lazer na praia foi um pouco diferente do usual... fiquei-me pelos lápis e o bloco de desenho e o resultado está ali em cima! ;-)

Os parafusos estão finalmente a dar um descanso depois de mais de um ano a martirizar esta cabeça com tanta falta deles... Por pouco tempo que seja já é bom para descansar corpo e alma!!! E com isto já consegui aproveitar este tempinho de férias a fazer o que mais gosto num dos sítios que mais gosto... A praia e os desenhos numa união perfeita!

Para quem já teve as suas merecidas férias que tenham sido muito boas e as tenham aproveitado ao máximo! Para quem está agora de férias (que também é o meu caso), aproveitem-nas mesmo, pois o tempo nestes dias passa a correr que é uma loucura! Para quem ainda vai ter férias, não desesperem, porque o vosso descanso também vai chegar! 

Vou continuar a tentar aproveitar estes magníficos dias de verão ao máximo, com muita praia, sol, e rabiscos à mistura! 

Leia Mais ››

domingo, 26 de julho de 2015

A saga dos parafusos voltou...


No início do presente ano pensava que o assunto "parafusos" tinha sido encerrado na minha vida, mas nunca podemos dizer nunca mais... Eheheh eles voltaram e tenho um bom desafio para me agarrar.
Os parafusos têm sido uma constante na minha vida profissional... 

Trabalhei com parafusos, depois tive uma pequena pausa seguida de uma formação onde os parafusos também estiveram bem presentes em desenhos técnicos... Terminada essa formação tive mais uma pequena pausa que foi interrompida outra vez pelos meus amigos parafusos, mas desta vez foi uma óptima surpresa dado que é um começo para as minhas realizações profissionais. Ainda estou longe de lá chegar, mas esse dia fica mais perto a cada passo destes que dou. Caso para dizer que os parafusos que me faltam na cabeça têm aparecido constantemente nas minhas actividades profissionais.

Bom, e com tudo isto acho que todos os meus amigos e leitores do blog já entenderam os motivos da minha ausência por este espaço... Não é que me falte a vontade, o tempo a que não tem mesmo dado tréguas!

Boa semana para todos esperando muitas realizações profissionais!
Leia Mais ››

quarta-feira, 10 de junho de 2015

E tu, és uma máquina a fazer o quê? #eusouumamaquina

 

Já repararam na nova página facebook criada pela Roche e com uma iniciativa tão nobre? Com a página intitulada "Eu sou uma máquina" pretende-se que cada um de nós partilhe com o mundo aquilo em que somos umas verdadeiras máquinas, e cada uma dessas partilhas corresponde a uma singela contribuição de 1 euro para a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal. Visitem a página e dêem o vosso maior apoio possível a esta fantástica iniciativa! Para que não fiquem dúvidas sobre qual a página, segue o link para a mesma:
https://www.facebook.com/eusouumamaquina?fref=ts

Deixo aqui também alguns vídeos que já foram publicados no youtube (um deles publicado por mim hoje mesmo)! ;)

Há quem diga que eu sou uma máquina a desenhar... e tu, és uma máquina a fazer o quê?


Não deixem de apoiar esta iniciativa tão importante! :)


Contributo do Carlos Farinha para a campanha das máquinas... eheheh

Inspirem-se e partilhem na página aquilo em que são umas verdadeiras máquinas! #eusouumamaquina

Leia Mais ››

domingo, 31 de maio de 2015

Vem aí um dia de boas notícias! É já amanhã...



Hoje em dia são criados dias para tudo e mais alguma coisa... Existe o dia do não fumador,  o dia do sono, tantos que os 365 dias do ano não chegam para carregar os dias todos que já foram inventados. Como tal, porque não haver um dia preenchido apenas por boas notícias em toda a parte, todas as redes sociais, todos os cantos? Agora inicia-se a sessão no facebook e as primeiras publicações que nos aparecem à frente no feed são necrologias, homicídios, assaltos, violações e crimes para todo o tipo de gostos e feitios! Pelo menos, no meu perfil pessoal do facebook as notícias têm sido muito negativas... Vamos reverter um pouco este negativismo?

Malta... esta rede social NÃO foi criada para isto, serve para nos entreter um pouco depois de um dia esgotante; serve para comunicarmos com aquelas pessoas que por não ser possível o contacto pessoal vê-se aqui uma certa proximidade; também para trabalho (sim, muitas pessoas necessitam das redes sociais para as suas funções profissionais); mas penso que não foi estruturada para a usarmos com notícias negativas e deprimentes excessivamente!

No sentido de alterar um pouco esta tendência do facebook para o negativismo, venho aqui tentar trazer um pouco de mais positivismo para as vossas vidas... Hoje desafio-vos a pensar em alguma coisa boa que vos tenha acontecido, pode ter sido um simples gesto alegre do vosso animal de estimação, ou até aquela comida que tanto adoram. Vão ver que todos os dias temos algo de bom a acontecer... Vamos fazer um dia só com boas notícias em todo o lado!  Se quiserem partilhar algo no facebook, partilhem uma boa notícia; no trabalho falem de algo bom que vos tenha acontecido; ao jantar em vez de falar em trabalho, conversem daquele dia lindo de sol que esteve lá fora, e pode ser que qualquer dia destes os dias negativos sejam cada vez menores,

Este dia de boas notícias foi escolhido criteriosamente, devido a coincidir com o Dia da Criança... Penso que são dois aliados perfeitos e as crianças são no fundo quem mais merece um dia sem más notícias.

Quem alinha neste dia sem más notícias? :)
Leia Mais ››

domingo, 3 de maio de 2015

Uma palavra chega... MÃE


O dia hoje é especial e o desenho não poderia ser outro! Digam o que disserem esta data será sempre importante...

Num gesto de carinho notamos logo... Podemos ser os maiores sacanas do mundo, cometer erros que nunca deveriam ter acontecido, mas esta é a pessoa que nunca nos deixa de lado.

Uma das coisas que nunca irei esquecer será o facto de ela nunca me abandonar nos momentos em que mais preciso. Houve certo dia em que a minha mãe viu-me num estado em que já estava a precisar de bastantes cuidados (no dia do diagnóstico da diabetes tipo 1), então esta super-mãe vestiu o seu fato e com toda a velocidade foi buscar toda ajuda possível e impossível para me ajudar, no meio da noite com o cansaço de um dia inteiro de trabalho foi buscar nas suas últimas reservas de energia forças que já não pensava ser possível encontrar, naquele momento se não estivesse lá a minha super heroína provavelmente o meu modo de encarar esta condição teria sido bastante diferente. Uma mãe tem destas coisas, e a minha é mais do que especial, por vezes consegue ir buscar forças e concretizar coisas que à partida já parecem impossíveis de concretizar. E todos os dias que esta super-heroína vê um de nós a sentir-se mal ou com algum problema, mesmo que os problemas dela sejam piores ela abdica disso tudo e faz de tudo por nos ajudar naquele exacto momento em que é preciso!

Ela é ainda aquela pessoa que está sempre do nosso lado quer seja nos momentos maus ou bons, é logo a primeira quem nos dá apoio quando temos algum objectivo traçado, consegues ser mãe e pai ao mesmo tempo, e ainda assim ter uma família enorme como a que nós temos... Poderia dizer todas as razões para a minha mãe ser uma super-heroína, mas para isso teria de ficar aqui uma eternidade só para escrever este post, por isso tentei apenas mostrar uma pequenina parte das razões para considerar a minha mãe uma heroína e vencedora acima de tudo!

Muito obrigado mãe por me teres ajudado a ser a pessoa que sou hoje e a teres-me ensinado da melhor forma que conseguiste como enfrentar as dificuldades da vida!

Feliz dia para todas as mães e em especial para a minha que atura logo três filhos!!!
Leia Mais ››

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Há um ano a desenhar e escrever para vocês!


Num instante passou um ano desde que publiquei este blog... É certo que ainda trata-se de um curto espaço de tempo, mas foi o suficiente para "Uma vida de rabiscos" ganhar um significado muito especial para mim. Este pedacinho de madeira e carvão consegue-me deixar cheio de orgulho, pois é a prova de que consigo alcançar objectivos e ainda superá-los de um modo que pensava não ser capaz.

Já se passaram 365 dias de aventuras... e nesses dias vou partilhando convosco aquelas que penso ser mais pertinentes, houveram 100 dias dedicados a um desafio muito especial, começaram "conversas de autocarro" muito divertidas, muitos textos especiais, muitos rabiscos ainda mais especiais, entre tantas outras coisas. Se tem valido a pena? Claro... o objectivo era partilhar os meus rabiscos enquanto vou retratando algumas situações do dia-a-dia e acho que o resultado tem sido bastante positivo. Gostava de aprender cada vez mais sobre este mundo dos desenhos e tenho tentado dedicar algum tempo para isso, mesmo sendo ele tão curto. Como os meus amigos sabem, adoro um bom desafio e para mim desenhar é sempre um desafio e o que me consegue deixar realmente feliz.

Obrigado a todos pelo apoio que têm demonstrado neste cantinho virtual que ainda tem tão pouco tempo, mas que tem recebido um feedback tão bom da vossa parte! Que venham mais anos e anos de rabiscos e sempre com muita aprendizagem!!!

Leia Mais ››

sábado, 25 de abril de 2015

O preço da liberdade


No ano passado publiquei um texto no meu perfil pessoal do facebook acerca do dia em que supostamente ganhámos a liberdade... Hoje mantenho todas as palavras como as escrevi no ano passado. O tão falado dia 25 de Abril de 1974.

Diz-se hoje por aí que há 41 anos atrás ganhámos a liberdade, se a ganhámos ou não, não sei, só posso falar daquilo que vejo e que já vivi... E do que observo nos dias que se vivem actualmente é que cada vez mais perdemos a nossa liberdade para pequenos vícios que aos poucos nos vão "estragando" a nossa vida, quanto a isso falo principalmente nestas novas tecnologias que cada vez mais separam famílias ao jantar em que cada um está agarrado ao seu tablet ou telemóvel, também nas cada vez menos actividades familiares, saídas com amigos, conversas, etc. etc. etc. que se vêem... Sei que estas coisas têm o seu lado bom, sei também que não fosse a revolução dos cravos há 40 anos atrás, hoje não poderia ter o meu blog, nem tão pouco poderia estar a escrever estas coisas, mas não estaremos a pagar um preço muito caro? Hoje em dia temos mais zombies tecnológicos do que pessoas...

E com isto foi um feriado tão inútil, pelo tão simples motivo de que coincidiu com o fim-de-semana... Quem a que calendarizou isto nestes modos? A única solução é mesmo aguentar... Continuação de um óptimo fim-de-semana a todos!!!
Leia Mais ››

domingo, 19 de abril de 2015

Os malucos dos "Técnicos de CAD/CAM"



Se alguém me dissesse há dois meses atrás como estaria a minha vida neste momento, eu não iria acreditar de forma alguma... Mas, felizmente a vida tem-se encarregado de me proporcionar muitos bons momentos! Nestes últimos dois meses comecei a frequentar uma formação de "Técnico de CAD/CAM" apenas com o objectivo de aprender algo que já tinha curiosidade há algum tempo, mas acabei por conseguir algo ainda melhor e que não pensava ser possível, pelo menos em tão curto espaço de tempo. Consegui fazer novas amizades com tal facilidade, como nunca tinha realizado na minha vida... e estas amizades com as suas "loucuras" também já tiveram a proeza de alterar a minha forma de ser, ajudando-me a tornar uma pessoa talvez um pouco mais louco, mas com certeza melhor a cada dia.

As aulas teóricas desta formação estão prestes a terminar, mas se há coisa que vai ficar para a memória de todos nós... é sem dúvida um certo grupo de malucos, que mesmo com as suas constantes brincadeiras já aprendeu imenso! O Quarteto Fantástico e as suas aventuras vão ficar para a história do CESAE (Centro de Serviços e Apoio às Empresas, entidade formadora)... Até porque essas mesmas brincadeiras e disparates na hora do intervalo acabam por trazer uma alegria contagiante ao redor e sem que nos apercebamos directamente, a vontade de aprender acaba por se tornar maior.

Ainda temos alguns dias para nos prepararmos psicologicamente para os almoços sem direito a uma solene despedida ao comboio acompanhada de trajes sempre muito engraçados (o trajecto da linha do comboio passa nas imediações da zona onde tenho estado em formação neste últimos tempos), ou até sem os famosos dialectos cómicos em jeito de brincadeira que se criavam entre amigos... Pode-se dizer que até das aulas menos interessantes se vai sentir falta, pois daqui para a frente começa a etapa da "Formação Prática em Contexto de Trabalho", comummente apelidada de "Estágio",  e aí já não temos o apoio uns dos outros presencialmente. Este tempo de aulas teóricas passou num instante, tal foi a rapidez do momento que não me importava com a possibilidade ou mesmo concretização de um prolongamento.

Após todas estas evoluções e conquistas pessoais fica uma grande questão na minha cabeça... "Porque não fiz eu estas coisas todas há mais tempo?"
Desejo a todos uma óptima semana!!!
Leia Mais ››

Conversas de autocarro: Sono e mais sono


Num dos meios de transporte público mais utilizado pela população em geral acontecem momentos engraçados, irreais, stressantes, cansativos... para todos os gostos! No sentido de vos mostrar um pouco desse "mundo" que se passa dentro de um autocarro começou neste blog a rubrica "Conversas de autocarro", onde irei contar-vos como são as viagens que tanto têm de cansativas como de divertidas... Sim... Viajar de autocarro também pode ser divertido.

O assunto que prevaleceu ao longo desta semana de viagens no autocarro foi muito dinâmico, cheio de animação e sempre com muita energia... Mas quem a que estou a enganar? Na verdade, as conversas e os momentos que assisti resumiram-se a: ZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Pois, o cansaço era tanto que acabei por nem assistir a grandes momentos e os que assisti prefiro não vos contar de forma a não ferir susceptibilidades! Adormeci em quase todas as viagens e até cheguei a parar em paragens erradas e tudo! E foi isto por esta semana... Como foi a vossa semana? 

Que a próxima semana que se avizinha vos traga inspiração no trabalho, estudo e em tudo o que fizerem! :) Que venham novas conversas com mais animação do que esta semana que se passou... Boa semana a todos!
Leia Mais ››

domingo, 12 de abril de 2015

Conversas de autocarro: Consulta de autocarro


Num dos meios de transporte público mais utilizado pela população em geral acontecem momentos engraçados, irreais, stressantes, cansativos... para todos os gostos! No sentido de vos mostrar um pouco desse "mundo" que se passa dentro de um autocarro começou neste blog a rubrica "Conversas de autocarro", onde irei contar-vos como são as viagens que tanto têm de cansativas como de divertidas... Sim... Viajar de autocarro também pode ser divertido.

Hoje venho-vos contar um episódio que já se passou há algumas semanas, porém dá que pensar o nível de cultura que temos nos autocarros (pelo menos com esta conversa no mínimo anedótica)... uma senhora enquanto aguardava pelo transporte dava bolachas a um cão, quando esta entra no autocarro o motorista diz-lhe que vai deixar o animal com diabetes ao que ela responde... "Não há problema, eu dou-lhe bolachas para diabéticos..." isto a que é levar com tanta cultura logo pelas manhãs... Nem sei se estaria a haver uma consulta de endocrinologia/nutrição  e outra consulta veterinária ao mesmo tempo em pleno autocarro dada a convicção das palavras ditas tanto pelo motorista como pela senhora.

Cá vem aí um autocarro chamado "semana de trabalho/estudo"... não se atrasem pois o autocarro não espera muito tempo e passa a uma velocidade estonteante, vão ver! Que venham novas conversas com muita animação... Boa semana a todos! 
Leia Mais ››

Prisão não é só física...


Nunca se sentiram como se algo vos estivesse a "prender" psicologicamente de tal forma que não conseguem ter um raciocínio lógico? Aposto que sim... 

Confesso que estou um pouco desgostoso com esta publicação dado o motivo ser a terra onde cresci já não me fascinar como em tempos já conseguiu... Esta terra conhecida pelas suas paisagens verdejantes(talvez não por muito tempo, dada a elevada incidência de incêndios nesta zona), pela sua gastronomia, desporto e tantas outras razões que levariam qualquer um a querer viver aqui por muito tempo, já não tem surtido esse efeito em mim... Como nestas terras já cheguei à conclusão de que nunca irei chegar aos meus objectivos profissionais nem pessoais, chegou a hora de ir à procura de novas soluções. É com muita tristeza que não estou a conseguir levar a minha vida profissional nem pessoal avante por terras severenses e começo a trilhar novos caminhos.

Nunca pensei algum dia vir a dizer isto, mas finalmente o fim de semana está a chegar ao fim! Uma nova semana está aí a chegar e felizmente que durante a semana tenho passado a maior parte do tempo fora desta "terriola"... Uma terra bonita para visitar, mas nunca para viver! Boa semana a todos!!!


Leia Mais ››

domingo, 29 de março de 2015

Conversas de autocarro: A primeira viagem


Num dos meios de transporte público mais utilizado pela população em geral acontecem momentos engraçados, irreais, stressantes, cansativos... para todos os gostos! No sentido de vos mostrar um pouco desse "mundo" que se passa dentro de um autocarro começa hoje neste blog a rubrica "Conversas de autocarro", onde irei contar-vos como são as viagens que tanto têm de cansativas como de divertidas... Sim... Viajar de autocarro também pode ser divertido.

Na primeira conversa de autocarro vou-vos contar como foi a primeira vez que andei neste meio de transporte... Foi um momento algo engraçado, mas que na altura me deixou um pouco angustiado e nervoso. Estreei-me nestas andanças mais frequentemente quando tinha 17 anos e fiz o trajecto de Sever do Vouga até Aveiro, numa tentativa de mostrar que já era capaz de resolver as minhas coisas sozinho. Bom... fora do autocarro até me soube desenrascar bem,  o único problema foi... qual o autocarro devo apanhar para voltar? 

Na ida até que foi tudo bastante fácil... na pacata vila onde vivo é fácil saber o autocarro que vai para Aveiro (temos apenas dois, um de manhã cedinho, e outro na hora de almoço), só que as dificuldades começaram a aumentar quando chego ao centro da cidade, imensas paragens, muitos autocarros a passar a toda a hora, e no momento fez tudo imensa confusão. Quando já tinha tudo resolvido em Aveiro, chegou o derradeiro desafio... descobrir o autocarro para voltar... e fiz uma daquelas "figurinhas tristes" como costumam chamar. Basicamente, fiz parar todos os autocarros que passavam pela paragem onde eu estava e perguntar se era esse o autocarro que ia para Sever do Vouga. Até que chegou finalmente o autocarro que me levava são e salvo de volta a casa. Hoje, já me consigo desenrascar melhor no meio dessa confusão toda dos autocarros, mas aqueles primeiros momentos são sempre os mais difíceis, mas que acabam por deixar recordações engraçadas como esta que vos acabei de contar... 

E vem aí mais uma semana cheia de viagens de autocarro para mim! 
Boa semana para todos com boas viagens!!! :)
Leia Mais ››

domingo, 8 de março de 2015

Desenho Técnico VS Desenho Artístico



Será possível a mesma pessoa gostar de dois mundos aparentemente tão semelhantes, mas no fundo com tantas diferenças? O mundo do desenho técnico cruzou-se na minha vida e agora vejo-me envolvido dentro de duas vertentes do desenho completamente diferentes. Numa tenho a liberdade de me expressar como a minha vontade ditar, noutra tenho que ter uma precisão e atenção completamente diferentes. 

Começando por explicar o que são desenhos artísticos. Aquilo que tenho feito neste blog são exemplos disso. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflecte o gosto e tenta expressar emoções e "vida" nos seus traços.

Já o desenho técnico ao contrário do artístico, deve transmitir com exactidão todas as características do objecto que representa. Para conseguir isso, o desenhador deve seguir regras estabelecidas previamente chamadas de normas técnicas Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem as suas normas, próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Vejam abaixo um exemplo de um desenho técnico e já se irão aperceber das diferenças para o tipo de desenho a que estava habituado até agora! O desenho técnico é a linguagem gráfica que representa as formas, dimensões e posicionamento dos objectos sólidos e suas relações com o meio.

Comecei a frequentar uma formação de Autocad, tanto por motivos profissionais, como por interesse pessoal (adoro mexer neste tipo de softwares, conhecer as funcionalidades, comandos e tudo isso), e estou muito curioso por aprender cada vez mais e no futuro poder aplicar esses conhecimentos profissionalmente. Por tudo isto, esta semana não vou ficar de forma alguma chateado com a Segunda-Feira, pois quero aprender muito!

Boa semana para todos!!! ;)

Leia Mais ››

segunda-feira, 2 de março de 2015

Boas notícias... procuram-se! Desapareceram nas redes sociais.


Chegou o mês de Março e vem aí a Primavera. Penso que tudo isso não combina com o excesso de negativismo que se vê por aqui ultimamente, já não há paciência para as redes sociais... Agora inicia-se a sessão no facebook e as primeiras publicações que nos aparecem à frente no feed são necrologias, homicídios, assaltos, violações e crimes para todo o tipo de gostos e feitios! Pelo menos, no meu perfil pessoal do facebook as notícias têm sido muito negativas.

Malta... esta rede social NÃO foi criada para isto, serve para nos entreter um pouco depois de um dia esgotante; serve para comunicarmos com aquelas pessoas que por não ser possível o contacto pessoal vê-se aqui uma certa proximidade; também para trabalho (sim, muitas pessoas necessitam das redes sociais para as suas funções profissionais); mas penso que não foi pensada para a usarmos com notícias negativas e deprimentes excessivamente!

Há dias em que simplesmente não temos, ou aparentemente não aparecem, motivos para nos sentirmos felizes, mas nem por isso essa ausência de acontecimentos consegue abater-nos. Todo este cenário traduz-se num estado de paz que nos deixa algum conforto e satisfação. A cada dia que passa sinto que consigo descobrir algo de bom no mais simples acontecimento que possa parecer bastante destrutivo, hoje provavelmente apenas esta sensação de tranquilidade já me deixa satisfeito comigo próprio. Depois de alguma reflexão apercebe-mo-nos que afinal até existem bastantes motivos para nos deixar satisfeitos... por vezes esses motivos podem estar tão bem escondidos que não os conseguimos identificar facilmente, mas se observarmos atentamente descobrimos que todos os dias temos um motivo para nos deixar felizes. Sentindo uma simples brisa de ar, observando um pôr-do-sol, até à mais refrescante água que bebemos, todos os dias há algo que nos deixa com os olhos a brilhar e um sorriso nos lábios. Observa o mundo e descobre-o por ti próprio... Navega pelos mares e encontra as tuas rotas... Voa o mais alto que puderes e sonha, até que descubras que não existem limites... Sente aquele sopro de vento naquela tarde de Verão e inspira-te para realizares aquilo que te faz sentir bem... E o mais importante de tudo, nunca, mas nunca pares... Tudo isto sempre com a alma sorridente, para que nada nem ninguém consiga destruir o momento!

No sentido de alterar um pouco esta tendência do facebook para o negativismo, venho aqui tentar trazer um pouco de mais positivismo para as vossas vidas... Hoje desafio-vos a pensar em alguma coisa boa que vos tenha acontecido, pode ter sido um simples gesto alegre do vosso animal de estimação, ou até aquela comida que tanto adoram. Vão ver que todos os dias temos algo de bom a acontecer...
Leia Mais ››

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Saber perder é uma virtude!


Em apenas duas palavras resumo o fim de semana em todos os aspectos: último lugar! Este fim de semana foi algo diferente em certos aspectos... numa circunstância em que eu provavelmente seria mais competitivo, levei a situação "mais pela desportiva" como se costuma dizer. Saber perder e divertir acima de tudo é uma grande virtude!

No sábado foi um dia de derrotas e divertido ao mesmo tempo... participando num rally
-paper em jeito de comemoração do 35º aniversário do Vouga Sport Club, uma associação/clube que muito tem feito para desenvolver a região onde eu moro, dinamiza o concelho com a prova de rally que reúne todo o povo de Sever e ainda muitos que moram pelo país afora, propõem também a prática de exercício físico com os seus passeios de btt, acho que é algo de louvar, existir pessoas preocupadas com o bem estar dos severenses e não só. Nesta actividade que organizaram no sábado foi engraçado conhecer o concelho de uma forma diferente, alternativa, e divertida... respondendo a imensas perguntas que no momento pareciam muito complicadas! No final, já a conversar com os outros participantes a que se percebeu a facilidade daquele exercício... Há noite houve também um jantar-convívio cheio de animação, onde se veio a descobrir que a minha equipa ficou em penúltimo lugar, não ficando mesmo em último, dado que os último permaneceram num café a prova toda! Mas, o importante aqui foi mesmo divertir e viver o momento com muita animação...

No final do jantar, enquanto estava num café em convívio com alguns amigos e pessoas que acabei por conhecer melhor, fui jogar pela primeira vez aquele jogo em que é necessário muito boa precisão e tiros certeiros, coisa que eu simplesmente não fui capaz! A jogar aos dardos houve muitas jogadas em que a pontuação foi mesmo nula... Resultado final, acho que não restam dúvidas: último lugar para Davi José! E, mais uma vez diverti-me muito, pois se para algumas pessoas a sede de competitividade e ser superior aos outros é enorme, eu neste fim-de-semana consegui não ser tanto assim, e apenas divertir-me, unicamente passar um bom momento...

E foi assim, que num dia sem a ajuda de ninguém aprendi a viver o momento de uma forma que pensava não ser capaz... normalmente, no dia-a-dia e na vida costumo ser muito competitivo, e se me meto em alguma coisa costumo ficar muito stressado pelo facto de querer demonstrar que sou capaz de fazer as coisas com sucesso! Desta vez, algo foi diferente, foquei-me apenas em algo que toda a gente deveria fazer... simplesmente divertir e viver a vida! Também sei que nem sempre é possível fazê-lo com essa facilidade com que vos estou a escrever, mas passo a passo acredito que conseguimos viver uma vida com mais animação!

Gostei deste fim-de-semana, por tudo o que vos escrevo hoje...
Leia Mais ››

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval? Máscaras? Não, obrigado!


Por estes dias vê-se muitos festejos de Carnaval, muita alegria, muita folia e muita maluqueira pelo meio. Se é verdade que já gostei muito destas festas, também é verdade que hoje em dia prefiro ficar um pouco mais desligado das máscaras e das algazarras. Talvez, quando eu era criança essas festas tinham outro encanto... hoje em dia, penso... Para quê Carnaval se já vivemos debaixo de "máscaras" e meras aparências todos os dias? 

Às vezes a máscara deixa de ser um mero adereço e passa a tornar-se num símbolo de carácter enganoso. Vemos isso nas histórias de banda desenhada em que a máscara não esconde somente a identidade, mas transforma a vida de quem a possui. Os super-heróis colocam as máscaras e transformam-se naquilo que não são à frente dos outros. A máscara é um modo de disfarce que não faz as pessoas saberem quem somos nós (esconde a identidade).

Mas, maior que a máscara física, existe uma grande máscara psicológica que pouca gente admite usá-la, mas é mais comum do que aquilo que achamos possível. Todos os dias há quem dê aquele sorriso que tenta esconder as nossas maiores fragilidades, e ainda tenta-se complementar essa máscara com um "Sim, está tudo bem." quando se pergunta "Como estás?". Não será isto já uma máscara suficiente para suportar durante todo o dia-a-dia? Pois bem, eu acho que sim. 

Há quem ainda, debaixo dessas máscaras todas comece a esconder ainda mais as fragilidades e sentimentos dentro de uma grande caixa... Todas essas expressões até podem querer sair dessa caixa, mas existe uma força maior que impede as pessoas de viverem plenamente cada momento.

Para todos que apreciam este festejos, não tenho nada contra e desejo-vos um bom Carnaval sem as últimas máscaras que falei, de preferência! ;)
Leia Mais ››

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cinco dígitos que me enchem de orgulho! Obrigado...


E eis que a fantástica marca dos 5 dígitos foi finalmente atingida no blog "Uma vida de rabiscos"!!! Muito obrigado a todos pelo apoio e interesse demonstrado no meu pequeno "cantinho" virtual,,, Este é um objectivo que penso ser um motivo de orgulho para todos os bloggers, agora é passo a passo definir novos objectivos, persistir e conseguir!

Para celebrarmos esta conquista juntos, vou partilhar aqui os links das mensagens mais marcantes no blog ao longo destes 9 meses... Neste espaço de tempo o blog tem crescido de dia para dia e muitas têm sido as mensagens que vos cativaram a visitar e apreciar os meus riscos e rabiscos... Não sei como agradecer, é a melhor forma de me demonstrarem o vosso apoio.

A primeira mensagem a recordar na minha opinião é mesmo a primeira que vos escrevi, nos primórdios deste blog, que nem é assim há tanto tempo... fica aqui o link: http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/05/rabiscos-vocabulario-obrigatorio.html.

Seguidamente recordo-vos a mensagem que gostei mais de escrever e desenhar até agora... esta publicação foi feita enquanto reunia esforços para completar o desafio dos 100 Happy Days, e foi uma meta superada! http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/05/day-52-forcas-inexplicaveis-100happydays.html

Por último, e para não me alongar muito mais nas palavras, recordo a publicação que até agora despertou mais interesse da vossa parte, entre visualizações, comentários e feedback transmitido no facebook, penso que foi esta... espero não estar enganado! Confesso que também gostei muito de escrever e desenhar esta publicação, tal como todas as outras... http://umavidaderabiscos.blogspot.pt/2014/10/por-momentos-voltei-atras-no-tempo.html

Não sei mesmo como vos agradecer... em apenas 9 meses o blog já superou as minhas expectativas. Obrigado por cada visualização, por cada clique no botão "Gosto" na página do facebook e por cada vez que me demonstram o vosso apoio!!!

Bom domingo a todos!!!
Leia Mais ››

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Que calor tão estranho!


Já começaram os dias mais frios deste Inverno, tal como os jornalistas já apelidam nos televisores... A pensar neste rigoroso Inverno acho que até quem está lá em baixo começa a ter problemas  e nem as lareiras servem para aquecer um bocadinho que seja. Está tão frio que o simples acto de tomar banho tornou-se agora numa autêntica prova de resistência. Se alguém me mandar para o inferno nos próximos dias... eu alinho na hora... bem... talvez pense um pouco! Pelos vistos, o chefe lá debaixo também já está com problemas quanto ao calor...

O que fazer em dias assim? O Instituto Nacional de Emergência Médica emitiu  um conjunto de alertas sobre os cuidados a ter com o frio, avisando que crianças e idosos são os grupos particularmente vulneráveis. A hipotermia é uma das emergências médicas relacionadas com o frio, situação classificada como perigosa e que afecta sobretudo idosos com fraca alimentação ou pouca roupa, bebés que dormem em quartos frios, pessoas que ficam muito tempo ao ar livre e consumidores de álcool e drogas. Tremores, exaustão, mãos inquietas, sonolência, perda de memória ou fala lenta são os principais sinais de aviso da hipotermia em adultos, enquanto nas crianças se deve ter atenção à pele muito vermelha e fria e à apatia. O INEM emite ainda alertas sobre queimaduras provocadas pelo frio, que podem ser reconhecidas por uma área da pele branca ou acinzentada, pele invulgarmente firme ou cerosa e por formigueiro. (informação retirada do Jornal de Notícias: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=4277945&page=2 )

Cobrir a cabeça e proteger as mãos, consumir bebidas e refeições quentes, manter-se ativo, tentar manter uma temperatura interior a rondar os 20 graus e vedar bem janelas e portas são algumas das principais recomendações.
Sei que estas recomendações começam a ser um pouco repetitivas por todo o lado, mas achei importante deixar aqui o alerta, pois nos próximos dias avizinha-se um calor muito estranho, como diz o diabinho dos infernos!
Leia Mais ››

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sou filho severense com orgulho!

Há uns dias atrás agradeci nas redes sociais a todos os meus leitores e seguidores por todo o apoio que têm dado a este espaço... Depois disso um dos "Filhos de Sever" do Vouga (um grupo do facebook onde o objectivo é juntar todas as pessoas com coração severense) dedicou uns fantásticos versos. Daí concluiu-se que na terra onde cresci existe muito talento espalhado e que as pessoas até há pouco tempo talvez desconhecessem...


"Lá se vai safando Davi 
Desenhando uns petiscos 
Com os riscos e rabiscos 
Envio parabéns, a ti
É inacreditável, diz 
Ainda, nem um ano tem 
Pelos dedos e lápis vem 
O teu desenho, com cariz  
Em teu blog, publicado foi 
Por muitos apoiado, é! 
Dos filhos de Sever, até 
Outros, vir tratar de herói 
Dez mil, visualizações 
Dígitos, Esperas cinco 
Trabalha, com mais afinco 
Tuas eternas, gratidões 
Uns, a jogar o futebol 
Outros, tempos livres, cantar 
Alguns, bicicleta, andar 
E tu, a desenhar num rol  
O cara, não te conhece 
Nem necessita, conhecer 
Egídio, quer ver crescer 
O povo, te reconhece 
Venham, desenhos a rodos 


Conta bancária, milhões 
Com vaidade e emoções"  
Egídio Silva



Foi com um enorme prazer e honra que li estas palavras que foram dedicadas, e de tão bonitas que achei motivos não faltaram para vos escrever esta mensagem no blog. Por muitas vezes já aqui mencionei e repito quantas vezes forem necessárias... tenho imenso orgulho nas minhas origens, na minha educação, e de tudo que tenho vivido à minha volta, mesmo com as adversidades, aliás, todas essas adversidades são importantes por toda a aprendizagem!

Cresci numa pacata vila chamada Sever do Vouga, e para quem não conhece recomendo... Um local onde podem apreciar um amanhecer como na foto que vêm no plano de fundo, podem apreciar de uma gastronomia absolutamente fascinante e para a sobremesa dessa refeição sugiro ainda que provem a baga mágica que representa o concelho, o mirtilo (no boneco acima um mirtilo no bastão que o rei-Mirtilo segura com imenso orgulho). E mais! Irão encontrar dos mais variados talentos... desde cantorias aos desenhos, dos versos aos pincéis, do teatro à dança, são muitas as opções de escolha para desfrutar uns bons momentos, não podendo sair desta vila sem conhecer os desportos radicais que nela podem praticar! Palavras para quê? Visitem mesmo Sever...

Apesar de não ter nascido aqui, como foi o local onde cresci sinto-me um severense, e tenho orgulho nisso... Aqui tive uma óptima educação, aprendi imenso, conheci os meus amigos e é de onde tenho mais recordações, pelo menos, até agora!

Sempre fui educado a tratar bem quem me trata bem a mim e não posso terminar esta publicação sem antes deixar um enorme agradecimento a todos que me têm apoiado neste espaço, hoje com especial destaque para a terra que me viu crescer!
Leia Mais ››

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Somebody help me... I am looking for a job!


Como muitos de vocês sabem estou neste momento desempregado, e já não me consigo adaptar a esta vida sem trabalho... Estar parado faz muito mal a corpo e mente! Sei que estamos a passar por uma fase um pouco complicada no país, mas não vou ficar aqui parado a ver a vida passar! Se algum de vocês por acaso souber de alguma oferta de trabalho ou algo assim por favor entrem em contacto comigo.

Sou uma pessoa dedicada naquilo que faço e sei trabalhar bem em equipa. Estudei na Universidade de Aveiro tendo finalizado estudos num Curso de Especialização Tecnológica em Gestão da Qualidade. Já trabalhei como um estagiário (estágio curricular que estava integrado no CET) numa empresa metalúrgica sediada aqui na região de Sever do Vouga, tendo também trabalhado durante um ano como operário fabril numa empresa ligada ao fabrico de mobiliário, maioritariamente sofás, empresa também de Sever do Vouga. Estou disposto a aprender sempre mais e melhorar cada vez mais as minhas aptidões para o trabalho. Se essa oportunidade aparecer fora daqui irei agarrá-la com uma garra também enorme e força para me sentir realizado profissionalmente.

Deixo aqui em anexo um link para o meu perfil na rede social ligada ao mundo do trabalho, o LinkedIn: pt.linkedin.com/in/dj0907

Se me puderem ajudar agradecia imenso mesmo!
Leia Mais ››

domingo, 11 de janeiro de 2015

Em meia dúzia de anos e tanta coisa alterou...


Na vida temos aqueles dias bons que por vezes até passam despercebidos, temos dias menos bons que passam a marcar todo o resto da nossa vida. No dia 12 de Janeiro de 2009, por volta das 22h35m foi o que aconteceu comigo, um dia menos bom em que tudo parecia muito confuso, um dia que vai ficar marcado para o resto da minha vida. Talvez muitas pessoas não entendam o porquê de eu dar tanta importância a esta data, mas foi algo que de certa forma marcou o meu futuro. Desde há seis anos atrás que tudo teve uma grande mudança na minha vida, a começar por um pâncreas que parou de cumprir as suas funções devidamente (como está retratado no rabisco que vos publico hoje)... Nesse dia recebi a notícia de que as palavras insulina, glicémia, hipos, hipers, hidratos de carbono, e tanto outro vocabulário relacionado com a diabetes passou a fazer parte do meu dia-a-dia.
A diabetes tipo 1 é um tipo de diabetes na qual o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, fazendo com que o organismo não seja capaz de utilizar o açúcar no sangue para produzir energia, gerando sintomas como boca seca, sede constaste e vontade de urinar frequente. A diabetes tipo 1 não tem cura, no entanto pode ser controlada com a injeção diária de insulina sob orientação e prescrição do médico endocrinologista e mudanças no estilo de vida. (informação recolhida em http://www.tuasaude.com/diabetes-tipo-1/

Naturalmente uma mudança destas não foi de todo fácil de aceitar, e foram vários os entraves e dificuldades diárias até se chegar a um "consenso" e um estado de paz, que no fundo não é totalmente de paz, dado que a qualquer momento tem-se este ou aquele pequeno contratempo para se tratar. Aprendi a aplicar alguns hábitos novos na minha rotina, explorei a minha criatividade e sem medos tenho mostrado um pouco dos rabiscos que faço, conheci imensas pessoas novas e amigos fantásticos com os quais espero ter a oportunidade de partilhar muitos momentos doces...

Apesar de todos os momentos menos bons que tive, todas estas mudanças vieram a trazer-me muitas coisas positivas, impressionado fiquei e ainda fico, pensar positivo, apesar de ser uma tarefa difícil para mim, uma coisa que tenho mesmo de aplicar muito mais vezes.

Obrigado a todos que me apoiam e continuam a apoiar mesmo que tenham havido alguns momentos menos bons nestes 6 anos de doçura...
Leia Mais ››

domingo, 4 de janeiro de 2015

Uma prenda amarga e envenenada

Aproximou-se mais um Natal e com ele a esperança de um dia sem preocupações nem motivos para ficar menos feliz, mas num ápice tudo mudou de figura.

De manhã tocou a campainha e era o carteiro à espera para eu ir receber algo que vinha em meu nome... e sendo no dia 24 de Dezembro pensei eu que fosse algo de bom, mas afinal era apenas uma prenda amarga e que vinha com uma grande dose de veneno. O que vinha em meu nome era nada mais do que uma carta de despedimento. Eu que já andava um quanto preocupado em relação a esta situação, a partir desses dias comecei a ficar ainda mais... Mas, não vou baixar a cabeça pois como já me disseram tenho dois braços, duas pernas e uma cabeça aptos ao trabalho e vou continuar nessa luta.

Para iniciar 2015 uma certeza já tenho... a partir do próximo mês vou passar a fazer parte de estatísticas nada agradáveis do IEFP e que todos os dias os noticiários nos tratam de relembrar essa realidade que milhares de portugueses estão a viver. Obviamente que não queria fazer parte deste grupo de pessoas que ficando sem trabalho, ainda não conseguiu encontrar nenhuma alternativa. E esta vai ser com certeza a minha primeira meta a ultrapassar em 2015... contornar esta situação o mais rápido possível!

Se alguém souber de algum trabalho ou de alguém que esteja a precisar de algum colaborador, por favor contactem-me! Desde já, obrigado a todos pelo apoio neste espaço!
Leia Mais ››